O CERTIFICADO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL
A CERTICS foi criada para comprovar se um software é resultado de desenvolvimento e inovação tecnológica no País.
Ao identificar esses softwares, que geram desenvolvimento, competências, autonomia tecnológica, capacidade inovativa e negócios baseados em conhecimento no País, a CERTICS potencializará o desenvolvimento do mercado brasileiro de TI.
Fontes: Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES)e Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX)
DIFERENCIAL
A Metodologia de Avaliação e a Plataforma CERTICSys que apoia a execução de uma avaliação, são alguns dos principais diferenciais da CERTICS. Também se destaca a rede de entidades avaliadoras, distribuídas nas regiões do País, que permitem maior rapidez no atendimento, com menor custo para a organização que deseja o certificado CERTICS.
A Metodologia CERTICS, simples, moderna e inovadora, baseia-se na avaliação de quatro Áreas de Competência fundamentais: Desenvolvimento Tecnológico, Gestão de Tecnologia, Gestão de Negócios e Melhoria Contínua.
PRINCÍPIOS DA CERTICS
Autonomia Tecnológica: Capacidade técnica e decisória da Unidade Organizacional para implementar mudanças nas tecnologias relevantes presentes no software.
Capacidade Inovativa: Habilidade de gerar novo conhecimento, nova tecnologia e novos artefatos de aplicar ou implementar esses resultados.
Negócios baseados em conhecimento: Negócios fortemente baseados em conhecimento especializado, que envolvem recursos humanos altamente qualificados, aprendizado por meio de networking e forte interação fornecedor-cliente.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
HISTÓRICO
O conceito da CERTICS foi desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar formada por engenheiros de software, economistas, especialistas em políticas públicas, especialistas em melhoria de processo de software, consultores jurídicos, entre outros que deu origem a uma metodologia inovadora, projetada com base em modelos internacionais e desenvolvida de forma colaborativa em conjunto com a iniciativa privada, compradores públicos, especialistas e acadêmicos da área.
A primeira versão da Metodologia de Avaliação da CERTICS para software foi disponibilizada para Consulta Pública no período entre 21/08/2012 a 12/12/2012, com o objetivo de promover e divulgar esta Metodologia para a sociedade de modo a validar seus conceitos, estrutura lógica, corpo de conhecimentos e colher contribuições.
Além das contribuições recebidas nas duas Audiências Públicas que ocorreram nesse período, a página da CERTICS recebeu 4.686 visitas e foi visualizada 18.922 vezes. Mais de 120 participantes de diferentes organizações contribuíram com o processo de validação da Metodologia enviando dúvidas e comentários. Assim, com o objetivo de documentar, organizar e encaminhar as contribuições recebidas, foi elaborado o Relatório da Consulta Pública.
A Metodologia de Avaliação da CERTICS para Software foi revisada em função das contribuições recebidas na Consulta Pública e está disponível no Documento de Definição como uma versão resumida e na sua versão detalhada em Modelo de Referência para Avaliação da CERTICS 1.1 e Método de Avaliação da CERTICS 1.1
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou em 18/06/2013 o início do processo de certificação, em cerimônia ocorrida no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, em Campinas(SP).
Na mesma data foi disponibilizada a plataforma CERTICSys para realização de simulações da avaliação de softwares segundo a Metodologia CERTICS.
No dia 19/09/2013 foram iniciados os processos de avaliação dos softwares candidatos.
Acesse também o Menu Perguntas e Respostas e saiba mais detalhes sobre a CERTICS.